A Builder.ai, que se vendia como revolucionária no uso de inteligência artificial pra criar aplicativos, entrou em colapso. A empresa britânica declarou falência no Reino Unido em mai.2025, depois q vieram à tona fraudes financeiras e técnicas.
Avaliada em mais de US$ 1 bilhão até o ano passado, a Builder.ai prometia entregar apps completos com poucos cliques, por meio de uma IA chamada Natasha. Mas a tal automação era fachada: o trabalho era feito manualmente por centenas de engenheiros na Índia. A assistente virtual, na real, só simulava interações de IA — quem respondia mesmo eram humanos.
Pra piorar, a empresa também se envolveu num esquema de “round-tripping” com a VerSe Innovation (dona do app Dailyhunt): as duas trocavam notas fiscais sem prestação real de serviços, inflando receitas pra atrair novos aportes.
Em 2023, a dívida da Builder.ai já passava de US$ 37 milhões. Sem caixa e sem pagar funcionários, a empresa pediu insolvência. Investigações agora seguem nos EUA e no Reino Unido.
Deixe um comentário