Estudantes de baixa renda que frequentam cursinhos populares gratuitos vão receber uma bolsa mensal de R$ 200 para ajudar na permanência nos estudos. O anúncio foi feito nesta 4ª feira (28.mai) pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
A CPOP foi criada pra apoiar cursinhos que preparam estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade para o Enem. Nesta etapa, 401 propostas foram habilitadas. A prioridade é para os cursinhos que não recebem nenhum apoio financeiro direto ou indireto.

A bolsa é individual, destinada a cada aluno participante das turmas aprovadas, e será paga por até seis meses. Já os cursinhos em si poderão receber até R$ 163,2 mil em recursos — valor voltado à contratação de professores, coordenadores e estrutura de apoio, por um período de sete meses.
Além do auxílio financeiro, os estudantes também terão acesso gratuito a materiais pedagógicos e a uma metodologia específica voltada para o ingresso no ensino superior.
A ação integra o programa Diversidade na Universidade, lançado pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com foco em ampliar as oportunidades de acesso à universidade pública.
Deixe um comentário