Essa mudança sutil no Google pode revelar o futuro da empresa

Mesmo que você seja do tipo que abre o app do Google no celular todos os dias, talvez nem tenha notado: o ícone do famoso “G” colorido mudou — e essa é a primeira grande alteração desde 2015.

A novidade foi detectada por usuários do iOS, aparelhos Pixel e também por quem está usando a versão beta 16.18 do app no Android. O que muda? A paleta de cores continua a mesma (azul, vermelho, amarelo e verde), mas agora elas aparecem em formato de gradiente, bem parecido com o estilo visual do Gemini, a inteligência artificial da empresa.

Ícone anterior à esquerda e o novo à direita. Foto: Reprodução.

Essa atualização sutil não foi anunciada oficialmente, mas parece fazer parte de um movimento maior de integração visual entre os produtos do Google. O novo “G” combina com o modo IA da barra de busca e com a estética dos ícones do Gemini, sinalizando que a companhia quer unificar sua linguagem visual na era da inteligência artificial.

Para quem se lembra, a última grande mudança foi em 2015, quando o Google abandonou a fonte com serifa e lançou a logo atual com estilo mais “clean”. Agora, a reformulação é pontual — até o momento, restrita ao ícone do aplicativo —, mas pode ser um indicativo de que mais mudanças vêm por aí.

Ainda não se sabe se o novo visual será aplicado em outros apps como Gmail, Maps ou Drive. Mas uma coisa é certa: o Google está ajustando seus detalhes visuais para se alinhar com a nova geração de produtos baseados em IA. E como sempre, faz isso de maneira quase imperceptível — até que todo mundo perceba.


Descubra mais sobre Molinari

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das últimas novidades em tempo real.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *